terça-feira, 17 de junho de 2014

RECLAMAÇÃO DE CANTADOR

(Benildo Nery)


Ouvi de um certo poeta:
“Precisa ter valentia
Pra viver de cantoria!
Tem que ser mais que atleta
Para alcançar a sua meta
Remar contra a maré
Ou no chão correndo a pé
Entre pedras, toco e lama
Pouco cobre e pouca fama
No peito não faltar fé.

Nos mais longínquos lugares
Ir e marcar um evento
E num ou noutro momento
Querer mandar pelos ares
Por não contar com os pares
Aos quais se fez o convite
Um teve conjuntivite
O outro indisposição
O terceiro o coração
O quarto uma laringite.

Numa sala ou num salão
Pequeno, muito apertado
Fedorento e abafado
Com pouca iluminação
Um bebo: Ô Meu patrão
Bote outra aí pra mim!”
E o poeta bem assim:
Vá se sentar meu amigo
Senão vai levar castigo
Aqui não é botequim!

Ver que naquela bandeja
Num tamborete enfeitada
Ainda não caiu nada
Mas não parar a peleja
Os dedos chega lateja
E as rimas vão e vêm
Dez, vinte, cinquenta, cem
Tem mas só no pensamento
Esse foi mais um evento
Sem lucrar nenhum vintém.


Ser lhe sugerido um mote
Com termos que não dão rima
Mas ter que cair em cima
Como quem passa um trote
Outro funga no cangote
Dizendo: “Né assim não!
Ele pediu uma canção
E não o que tá cantando
Eu já vou me retirando
Ô cantador ruim do cão!”

Uma sede de lascar
De água nenhum copinho
E pra não perder o pinho
Não poder desconcentrar
E quando a goela secar
De vez não tem jeito para
Com o dia já “as clara”
É momento de ir embora
Ter quem diga nessa hora
“Que cantoria mais cara!”

O cantador ir pra casa
Cansado e sonolento
Quando chegar ao aposento
Pés ardendo feito brasa
Sentindo que suas asa
No tronco foram cortada
Lembrar das horas passada
Ali naquele salão
Liso sem ter um tostão
É carreira encerrada.

Isso só para citar
Um pouco da realidade
Num cheguei nem na metade
Do que tenho que contar
Então é melhor parar
Com esse “autobiografo”
Mas entenda o desabafo
Nesta hora, nesse dia
Pois viver de cantoria
Esse assunto eu abafo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe seu comentário criticando ou dando sugestões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...