segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MARTELO PERGUNTADO

(Juca Santos)

Pra testar no martelo seu talento,
Me responda quem foi aleijadinho?
Qual a arte deixada em seu caminho?
Me responda qual era seu invento.
E quem foi Tiradentes a contento?
Como conta a história da nação.
Quem agora perdeu a eleição?
Começando pelo seu próprio estado,
Perguntei em martelo agalopado,
E quem pergunta em martelo é campeão.

Eu revelo em fontes documentais
Que escreveram sobre os inconfidentes,
Enforcaram o alferes Tiradentes
Mas, o aleijadinho fez bem mais.
Grande artista lá das Minas Gerais
Que esculpia bem em pedra sabão.
O Aécio foi grande vacilão
Que pra Dilma perdeu, foi derrotado.
Respondi em martelo agalopado
E quem responde em martelo é campeão.

Me responda se for inteligente,
Um país atacado por ebola,
Quantas cordas tem na minha viola,
E por que no sudeste é diferente?
Quantos graus tem numa boa aguardente?
Quantas rodas se põem num caminhão?
Sem contar engrenagem, ou direção,
Conte só as do chão e bem contado,
Me responda em martelo agalopado
Quem responde martelo é campeão.

O ebola atingiu a Nigéria
E em Serra Leoa fez estrago,
E no sudeste a viola sem embargo,
Tem dez cordas, minha resposta é séria.
Já a sua viola, sem pilhéria,
Só tem oito ou nove com bordão.
Com seis rodas se monta um caminhão,
Cinquenta graus a “Rainha” fez reinado.
Respondi em martelo agalopado,
E quem responde em martelo é campeão.

Me responda, pois da história é parte,
Se não sabe, pare, fique a vontade.
Dois artistas com sobrenome Andrade
Que figuram na “Semana de Arte”
Como foi divulgado esse encarte?
Qual o nome, preste bem atenção,
Quando foi este evento? Sabe? Ou não?
Se não sabe, então fique calado.
Perguntei em martelo agalopado,
Quem pergunta em martelo é campeão.

Te respondo, não deixo pra depois.
Se errar ainda perco meu salário.
Um Oswaldo. O outro artista é Mário.
Foi em mil, novecentos e vinte e dois.
Esses e muitos artistas, pois,
Fizeram na arte revolução,
Veio à tona o povo da nação,
O país na arte modernizado.
Respondi em martelo agalopado,
Quem responde em martelo é campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe seu comentário criticando ou dando sugestões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...