quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COMIGO É ASSIM

(Benildo Nery)

 

Estão por aí dizendo
Que a minha rima é fraca
Que não vale uma pataca
Improviso ou escrevendo
Eu até que compreendo
Essa atitude sagaz
Mas para quem isso faz
Respondo com meus trabalhos
Desengalhando os engalhos
Que o ramo da arte traz.

Respondo dizendo que
Aprendi ler com o cordel
Ouvindo o menestrel,
O cantador de viola
Curtindo a rima que aflora
Do artista popular
Aquele que pra ganhar
A vida doa-se tanto
Aqui, ali, noutro canto
Sem nunca poder parar.

Tomei poesia em pílulas
Em gotas, em injeção
Pra curar o coração
Tratando suas aurículas
Suas doses em gotículas
Minha mente transformou
Por isso que hoje sou
Rapidinho no gatilho
Pra escrever eu dedilho
Pro improviso aqui estou.

Só pra ter uma ideia
Desse meu potencial
Um pouco do arsenal
Vou mostrar para a plateia
Começando a Odisseia
Quem a escreveu foi eu
Ulisses ou Odisseu
Pediu isso para mim
Contar tim-tim por tim-tim
Como a aventura se deu

Construí com Evangelista
O Pavão Misterioso
Por ser muito habilidoso
Frio e muito calculista
Tornei-me o articulista
De todo o seu belo plano
De naquele mesmo ano
Raptar a moça Creusa
Que, aliás, uma deusa
Naquele aeroplano.

Mapeei a serra e a furna
Onde vivia o dragão
Planejei toda a ação
De forma bem taciturna
E numa hora diurna
Esse plano genial
Entreguei a Juvenal
Um sujeito destemido
Teve o seu ato cumprido
Matando aquele animal.

Eu também testemunhei
O amor de Alonso e Marina
E quando houve a chacina
Dos Oliveiras chorei
Inclusive eu que levei
Valdivino a julgamento
Um cabra sem sentimento
Sua sentença foi dada
A farsa que foi montada
Teve seu encerramento.

Eu também sou bem valente
Quando o assunto é porfia
Se alguém me desafia
Fico bastante contente
Pena que o inocente
Leva uma surra do cão
Não se levanta do chão
O deixo todo quebrado
Humilhado, arrasado
Carregado num caixão.

Já dei surra em poeta
De ele sair trambecando
Numa perna só pulando
Parecendo a “mulesta”
E quando findada a festa
Xinguei todos que ficaram
Mas eles não me enfrentaram
Saíram todos correndo
Uns chorando, outros dizendo:
Cabra macho! Repararam?

Saiba comigo assim
Não aguento desaforo
Sou bom igual um tesouro
Mas também sou cabra ruim
Desafiar? Venha a mim!
Marque o dia, hora e ponto
Eu estarei sempre pronto
Frente a frente não por trás
Pode vir o Satanás
Que eu o venço no confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe seu comentário criticando ou dando sugestões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...